domingo, 9 de junho de 2013

Alunos concluem última etapa de projeto interdisciplinar


Para cumprir a última atividade do projeto interdisciplinar coordenado pelos professores Ulisses Venceslau e Hurias Francisco, os alunos da turma do 9º ano realizaram uma entrevista com 20 agricultores. Dentre os objetivos do projeto pedagógico destacam-se a contextualização dos conteúdos curriculares e o desenvolvimento da subjetividade do educando na busca pela aquisição do conhecimento.


Este projeto é um desdobramento da Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar, que defende a inserção, discussão e problematização do contexto local no processo ensino-aprendizagem. De acordo com o coordenador pedagógico Francisco Elias, a consideração da realidade do aluno no exercício do trabalho docente é elemento fundamental para a concretização de aprendizagens significativas.    


A pesquisa permitiu a obtenção de várias informações sobre a produção da agricultura em Redonda e as condições de trabalho vivenciadas pelos agricultores. Os alunos foram divididos em cinco equipes, cada uma ficando para pesquisar quatro agricultores.


O questionário utilizado na entrevista requeria informações sobre a produção média anual da castanha; se os agricultores cultivavam outros produtos agrícolas além da castanha; quantas horas de trabalho por dia e quantos dias da semana eram dedicados ao trabalho na lavoura; quantos anos de trabalho e quais as principais dificuldades enfrentadas atualmente.



Percebeu-se com a pesquisa que todos os agricultores exercem outras profissões porque a renda da agricultura é insuficiente para a sustentação das famílias. Apenas agricultores aposentados dedicam-se exclusivamente ao trabalho no campo.


Foram pesquisados agricultores de diferentes faixa etária e as equipes de trabalho foram separadas por trechos.  O resultado da pesquisa será sistematizado e divulgado na culminância, que acontecerá após as provas bimestrais. Os agricultores entrevistados estarão presentes na culminância participando da exposição dos resultados. 


O resultado da pesquisa será considerado na abordagem dos conteúdos da disciplina de Matemática e Física, "desmecanizando" tais conhecimentos.  Abaixo seguem outras fotos da entrevista.


    

























Nenhum comentário:

Postar um comentário