quinta-feira, 30 de maio de 2013

CREAS realiza palestra na escola


Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estiveram presentes na escola Horizonte da Cidadania nesta quarta-feira, 29, desenvolvendo um trabalho de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ocorrido no espaço bibliotecário da escola, o encontro reuniu alunos do 9º ano e integrantes do grêmio escolar.

A psicóloga do CREAS, Clarice da Paz Bezerra, falou sobre a diferença entre abuso e exploração sexual, despertando muita curiosidade nos alunos. De acordo com ela, a violência sexual contra crianças e adolescente é, na maioria das vezes, praticada por familiares ou pessoas que fazem parte da convivência da vítima. A psicológica evidenciou algumas situações em que o abuso e a exploração são evidenciados, indicando saídas e contatos para a denúncia. 

A abordagem da psicóloga foi complementada por uma educadora do CREAS, que discorreu sobre os efeitos físicos e psicológicos causados pelo abuso e exploração sexual. A exposição das informações foi sintetizada por um vídeo exibido no final do encontro.  

A visita às escolas é uma ação recente empreendida pelo CREAS, objetivando a sensibilização e conscientização da comunidade escolar sobre questões de grande relevância para o conhecimento da criança e do adolescente. Qualquer situação que caracterize abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescente pode ser denunciado a vários órgãos, dentre os quais destacam-se: CREAS, CRÁS e CONSELHO TUTELAR. O denunciador não precisa se identificar.

   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário