quarta-feira, 20 de março de 2013

Aulas de Matemática valorizam o cálculo mental e o conhecimento gráfico

O professor Ulisses Venceslau está aproveitando suas aulas de Matemática, na turma do 9º ano, para desenvolver técnicas de aprendizagem que potencialize o cálculo mental e a capacidade de construção e interpretação de gráficos. Desde o início do ano letivo, o docente utiliza diferentes recursos metodológicos para lapidar as habilidades dos alunos quanto ao estudo de porcentagem, tabulação de dados e organização de  informações em diferentes tipos de gráficos e infográficos.
 
O professor desenvolve esse trabalho pedagógico contextualizando os problemas propostos pelo livro didático. Nos problemas que exigem os conhecimentos de porcentagem, o professor instiga os alunos a determinar os percentuais através do raciocínio lógico, evitando algoritmos e regras preestabelecidas. De acordo com o professor, motivar os alunos para a operação de cálculos mentais contribui para o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, tornando o ensino da Matemática mais útil e prazeroso.
 
Situações-problemas com diferentes níveis de dificuldade são encaminhadas em sala de aula, estimulando o trabalho individual e o trabalho cooperativo. Nesta quarta-feira, 20, a turma foi dividida em 5 grupos, que produziram tabelas, gráficos ( de linhas , barras e setores) e infográficos a partir dos problemas propostos pelo professor. Todo material produzido foi exposto nas paredes da sala de aula. O professor avalia a aprendizagem dos alunos como satisfatória.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário