sábado, 28 de setembro de 2013

Sub-tenente conduz palestra na escola


Como posso desenvolver um trabalho educativo que problematize a realidade local do aluno e desperte a sua consciência crítica? Foi motivado por esse questionamento que o professor Hurias Francisco proporcionou aos seus discentes uma palestra sobre Educação no Trânsito e Segurança Pública, para a qual convidou o sub-tenente Ricardo. A palestra ocorreu na biblioteca da escola nesta sexta-feira, 27, contando com a participação da turma do 9º Ano e de alguns alunos de outras turmas.
    

Colocando em prática a sua didática de professor, o sub-tenente conduziu a palestra provocando amiúde a participação dos alunos, que fizeram várias indagações ao longo da explanação. Os vídeos utilizados mostraram como colaborar com a polícia diante de situações de insegurança, sensibilizando os estudantes sobre a sua coparticipação na vida comunitária. 
         


Para o professor Hurias, o momento não só estreita a relação entre escola e polícia, mas também busca contribuir para que cada aluno seja um cidadão proativo e comprometido com o bem da comunidade.   "A escola não pode se constituir como um espaço onde apenas se transmite conteúdos, como critica Paulo Freire ao chamar esse tipo de educação de bancária. A escola é um espaço onde devemos desenvolver o espírito de solidariedade, discutir os problemas da comunidade e formar cidadãos capazes de agir criticamente na sociedade", afirma.        


Ao término do encontro, o sub-tenente sinalizou a possibilidade de realizar um encontro com os pais. Para a diretora da escola, a iniciativa dissemina informações, contribui para o exercício da cidadania e fomenta a importância de cada munícipe tornar-se corresponsável na luta por uma cidade com mais segurança.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário