Para cumprir a última atividade do projeto interdisciplinar coordenado pelos professores Ulisses Venceslau e Hurias Francisco, os alunos da turma do 9º ano realizaram uma entrevista com 20 agricultores. Dentre os objetivos do projeto pedagógico destacam-se a contextualização dos conteúdos curriculares e o desenvolvimento da subjetividade do educando na busca pela aquisição do conhecimento.
Este projeto é um desdobramento da Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar, que defende a inserção, discussão e problematização do contexto local no processo ensino-aprendizagem. De acordo com o coordenador pedagógico Francisco Elias, a consideração da realidade do aluno no exercício do trabalho docente é elemento fundamental para a concretização de aprendizagens significativas.
A pesquisa permitiu a obtenção de várias informações sobre a produção da agricultura em Redonda e as condições de trabalho vivenciadas pelos agricultores. Os alunos foram divididos em cinco equipes, cada uma ficando para pesquisar quatro agricultores.
O questionário utilizado na entrevista requeria informações sobre a produção média anual da castanha; se os agricultores cultivavam outros produtos agrícolas além da castanha; quantas horas de trabalho por dia e quantos dias da semana eram dedicados ao trabalho na lavoura; quantos anos de trabalho e quais as principais dificuldades enfrentadas atualmente.
Percebeu-se com a pesquisa que todos os agricultores exercem outras profissões porque a renda da agricultura é insuficiente para a sustentação das famílias. Apenas agricultores aposentados dedicam-se exclusivamente ao trabalho no campo.
Foram pesquisados agricultores de diferentes faixa etária e as equipes de trabalho foram separadas por trechos. O resultado da pesquisa será sistematizado e divulgado na culminância, que acontecerá após as provas bimestrais. Os agricultores entrevistados estarão presentes na culminância participando da exposição dos resultados.
O resultado da pesquisa será considerado na abordagem dos conteúdos da disciplina de Matemática e Física, "desmecanizando" tais conhecimentos. Abaixo seguem outras fotos da entrevista.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB7pRTTJqPPHY9delKHqjICUWWqgKkjM8siK_C54L4l-rnsT_7NZWL7UnJzid7tOytDnOXBoVwNS_Wz92iRGdXavTI_ilmzz59PbAwXt0FGMejrm9zFUtcXRZy9rtabHxJEl6E4Wocw5E/s200/IMG104.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjseFTQV1r7v5zGfOpRxclnXZb1Ff6Z5NsKnlz4tqeLBE0gntUc9ni5YasMPjPtXv2_R_0YgMqJISnQwMMVWRyil574KfIcobdUsnZ0bio3mBpJVYjdufagzS0Rh5Ny4F97t_ERD2TVJFQ/s200/IMG098.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMtdz0DLXWsqfzyEUoTI-JgYSXy-EuorP7wzLjV-cJ-4xbXISXE50WFwJL-1CtdaqHrBLXsTE5cFeALb39gd6iW5kgRle3DxnFXIvZofzTKNTu0IxCvt8Mhh11h7UlLcILYk7UnMLKfCc/s200/foto0367.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXy8DGmmOgROjwNY-Tg8_hkdDs3y8DXgLIVQNiAn-TAfW5k6FTVRMTRNzSxeEhU_Hnox2H_0m2-fazFnbaeiwgr6b6fhuujxIEWgsljFPJydNihTPpcLejzgaQ5lV3OyarAFM2YjjaJUw/s200/31052013133.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário