quinta-feira, 16 de abril de 2015

Chapas do grêmio são organizadas para o período de campanha

A nossa escola está vivenciando o período de campanha das chapas que concorrem ao grêmio escolar. Organizada pelo coordenador pedagógico, prof: Ulisses Venceslau, cada chapa passa em todas as salas do 5º ao 9º para apresentar seus componentes e suas propostas. É um momento em que os alunos mostram sua criatividade, seu protagonismo e sua cidadania.

A comissão eleitoral realizou uma reunião na semana passada, com todas as seis chapas, para organizar o horário e a data de campanha nas salas. A eleição acontecerá nesta sexta-feira, 17, e todos os alunos do 5º ao 9º poderão votar. 
  




Primeira aula de formação cidadã

Dentre as ações do Projeto Professor Diretor de Turma destaca-se a aula de formação cidadã, que é ministrada pela PDT uma vez por semana no contraturno das aulas regulares. Como o projeto iniciou-se efetivamente no início do mês, a primeira aula ocorreu nesta terça-feira, 07, reunindo a turma do 8º U.  A PDT, professora Dina Ferreira, realizou uma dinâmica de descontração e reflexão para iniciar a aula, oportunizando a socialização entre os alunos.

Além da formação cidadã, a PDT monitora o estudo orientado uma vez por semana e disponibiliza 1 hora semanal para o atendimento aos pais. O projeto integra todos os professores da turma, contribui para a melhoria da aprendizagem dos alunos e fortalece a participação dos pais. 











quinta-feira, 9 de abril de 2015

Alunos produzem modelo de células eucariótica animal


Aula de ciência ministrada pela professora Raquel Crispim, na turma do 8º U, mostrou na prática a construção de um modelo de célula eucariótica animal. Na semana anterior à aula, a professora dividiu a turma em 4 grupos e encaminhou uma pesquisa em livros, revistas e internet sobre o tema. 

Na sala de aula, após a semana de pesquisa feita pelos alunos, a professora orientou sobre a produção da célula e cada equipe construiu o seu modelo. Houve a exposição do resultado final do trabalho com todas as equipes juntas, com cada equipe fazendo a sua apresentação. 

Para a produção da célula, os alunos utilizaram isopor, água, gelatina, gel de cabelo, palito, massa de modelar e sacos plásticos. Foi um rico momento de aprendizado!




















terça-feira, 7 de abril de 2015

Projeto Diretor de Turma é apresentado a pais e alunos


Tendo em vista a execução do Projeto Diretor de Turma na nossa escola, reunimos os pais dos alunos da turma do 8º ano para apresentar os objetivos do projeto e incentivar a parceria entre Escola e Família. Ocorrida na biblioteca da escola, a reunião também contou com a presença dos alunos e da diretora, oportunizando momentos de informação e reflexão. Foram agendados os encontros de estudo orientado, atendimento aos pais e formação cidadã.

O projeto iniciou-se efetivamente na escola no dia 06/04 e contemplará a turma do 8º U, tendo a professora Dina Ferreira como Diretora de Turma. Este é o 2º ano de experiência do projeto na escola, havendo grandes possibilidades de extensão para mais turmas nos próximos anos. 

  











Formação do grêmio escolar


Para fortalecer o protagonismo estudantil na escola, reunimos os líderes de sala para conversarmos sobre a importância da atuação dos alunos como sujeitos ativos, capazes de tornar a escola mais viva e dinâmica. Com essa iniciativa, iniciamos o processo de formação do grêmio escolar, contando com a presença do parceiro Wellington Carlos, que coordena e apoia o trabalho de fortalecimento do grêmio nas escolas.

Nesse encontro formamos a comissão eleitoral do grêmio e definimos as datas para o trabalho de formação e eleição das chapas. 

Do dia 30/03 até 07/04 será a formação das chapas; do dia 08/04 até o dia 14/04 será o período de campanha; no dia 15 haverá a eleição e no dia 17, a posse.