segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Recuperação paralela começa hoje


A escola Horizonte da Cidadania inicia a aplicação das avaliações paralelas nesta segunda-feira     (30/09), em conformidade com o calendário de provas proposto pela Secretaria de Educação. Os alunos que não obtiveram resultados satisfatórios nas provas bimestrais aplicadas na semana atrasada têm uma nova oportunidade para melhorar seu desempenho. Na semana passada, semana de revisão, os professores das várias áreas do conhecimento, através de diferentes estratégias metodológicas, retomaram os conteúdos que não foram bem assimilados.

De acordo o calendário de provas da escola, hoje serão aplicadas as provas de Lingua Portuguesa e Produção Textual. Amanhã, terça-feira, será a vez de Matemática e História e na quarta, Ciência e Geografia. 

A avaliação paralela é um instrumento que viabiliza a recuperação dos alunos ao longo de cada bimestre e, dessa forma, evita que a recuperação ocorra somente no final do ano letivo. 


sábado, 28 de setembro de 2013

Sub-tenente conduz palestra na escola


Como posso desenvolver um trabalho educativo que problematize a realidade local do aluno e desperte a sua consciência crítica? Foi motivado por esse questionamento que o professor Hurias Francisco proporcionou aos seus discentes uma palestra sobre Educação no Trânsito e Segurança Pública, para a qual convidou o sub-tenente Ricardo. A palestra ocorreu na biblioteca da escola nesta sexta-feira, 27, contando com a participação da turma do 9º Ano e de alguns alunos de outras turmas.
    

Colocando em prática a sua didática de professor, o sub-tenente conduziu a palestra provocando amiúde a participação dos alunos, que fizeram várias indagações ao longo da explanação. Os vídeos utilizados mostraram como colaborar com a polícia diante de situações de insegurança, sensibilizando os estudantes sobre a sua coparticipação na vida comunitária. 
         


Para o professor Hurias, o momento não só estreita a relação entre escola e polícia, mas também busca contribuir para que cada aluno seja um cidadão proativo e comprometido com o bem da comunidade.   "A escola não pode se constituir como um espaço onde apenas se transmite conteúdos, como critica Paulo Freire ao chamar esse tipo de educação de bancária. A escola é um espaço onde devemos desenvolver o espírito de solidariedade, discutir os problemas da comunidade e formar cidadãos capazes de agir criticamente na sociedade", afirma.        


Ao término do encontro, o sub-tenente sinalizou a possibilidade de realizar um encontro com os pais. Para a diretora da escola, a iniciativa dissemina informações, contribui para o exercício da cidadania e fomenta a importância de cada munícipe tornar-se corresponsável na luta por uma cidade com mais segurança.
  




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mais Educação


Tido como um dos principais programas do governo federal no campo educacional, o Mais Educação é uma realidade que está cada vez mais próxima das escolas do município de Icapuí. De acordo com o coordenador municipal do programa, Prof: Domingos Sávio, a sua implementação depende agora somente do depósito dos recursos. 

A escola Horizonte da Cidadania foi a única do município que teve uma experiência preliminar do programa, durante as últimas três semanas do ano letivo anterior. Para o professor comunitário, Prof: Ulisses Venceslau, que coordenou os trabalhos durante esse período, a experiência foi fundamental para a correção das falhas cometidas e o aperfeiçoamento do programa na sua execução efetiva.

O Mais Educação, instituído pela portaria interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. 


Luto: jovem morre em acidente de moto


A escola Horizonte da Cidadania, assim como as demais escolas do município de Icapuí, teve suas atividades paralisadas nesta sexta-feira, 20, em virtude do falecimento da jovem Adriana. O comunicado oficial foi feito pelo secretário de educação, Mauro Marciel, respeitando o clima de luto decretado pelo prefeito municipal. 

Chamada carinhosamente por amigos e familiares de Adrianinha, a jovem faleceu na noite de ontem após sofrer um grave acidente de moto. Com 21 anos de idade, ela era funcionária da prefeitura de Icapuí, tendo atuado na secretaria de Ciência e Tecnologia e na Secretaria do Meio Ambiente. O enterro acontecerá na tarde de hoje. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Semana de revisão e aplicação de trabalhos avaliativos


Ao longo desta semana, os professores da escola Horizonte da Cidadania aplicam os trabalhos avaliativos e fazem a revisão para as avaliações bimestrais, que acontecerão na próxima semana. Tendo em vista a importância dos instrumentos avaliativos no processo ensino-aprendizagem, os professores aproveitam o período para avaliar a evolução do aprendizado dos alunos e retomar os temas que não foram bem assimilados. 

Como a avaliação é algo contínuo na prática pedagógica, os professores se baseiam não só na nota que o aluno obtém na prova ou no trabalho para avaliar o avanço da sua aprendizagem. Os aspectos atitudinais também são avaliados e considerados deveras importantes na formação do educando. 


domingo, 8 de setembro de 2013

Turma do 9º U realiza bingo

A turma do 9º U estará promovendo neste domingo, 08, um bingo de um celular a fim de arrecadar recurso para a sua festa de colação de grau no final do ano. O bingo realizar-se-á às 18:00h em frente à igreja católica. A cartela custa apenas R$ 3,00. Além de aceitar dois chips e vir com um chip gratuito, o celular tem câmera, pega cartão de memória e tem som.  

A realização da festa de colação de grau é um novo desafio que a escola assume doravante. A primeira experiência será este ano sob a coordenação do professor Ulisses Venceslau e o apoio da direção da escola.      

sábado, 7 de setembro de 2013

Escola celebra dia da independência do Brasil


Alunos de todas as turmas reunidos, festejando com bandeiras e cantos; desfile saindo da Pousada Olinda com destino à escola; entrega de medalhas aos vencedores do FESTAL; apresentações de danças, paródia e poesias. Foi através desses momentos alegres e marcantes que a escola Horizonte da Cidadania celebrou, neste sábado, o dia da Independência do Brasil.
       

A comemoração é tradicional, mas para o professor Paulo Sérgio foi o 7 de setembro mais bonito que a escola já realizou. "Foi lindo. Nunca a participação dos alunos foi tão numerosa", afirmou o docente. O professor Vicente também manifestou satisfação pela realização do evento, elogiando a participação, organização e animação dos alunos. "Os alunos corresponderam a nossa expectativa e demonstraram que têm ciência da importância deste dia", declarou. 
        

Este ano, o trajeto do desfile foi modificado. Em vez de sair da escola em direção à boca do povo, como de costume, ele começou em frente à pousada Olinda e terminou na escola. Percorrendo cerca de 3 km, alunos e professores não mostraram cansaço e abrilhantaram ainda mais o dia quando chegaram à escola. No pátio, a festa começou com a apresentação de poesias dos alunos das séries iniciais, sucedendo-se a apresentação de dança e paródia.       


Chegada a hora da entrega das medalhas aos alunos agraciados no FESTAL, a plateia vibrou e reconheceu o esforço de cada um. As professoras de educação física entregaram as medalhas aos ganhadores das modalidades desportivas, ao passo que os professores de Lingua Portuguesa entregaram aos vencedores das competições de leituras e poesias.  
 

O desfecho do evento deu-se com o canto do Hino Nacional e do Hino da Independência, momento em que os alunos colocaram a mão no peito e cantaram com muita vivacidade. A diretora encerrou agradecendo a presença de todos.



Escola marca presença em audiência pública


A escola Horizonte da Cidadania esteve presente na Audiência Pública sobre Drogas ocorrida na manhã de ontem, sexta-feira (06/09). A escola foi representada pela sua diretora, Maria Sileuda Silva, e pelo professor de Matemática, Ulisses Venceslau. A audiência, que foi realizada no CJC, reuniu representantes de várias entidades municipais e autoridades do legislativo, executivo e judiciário.
    

Em entrevista concedida ao blog da escola, a diretora falou da importância do evento para a discussão da problemática das drogas e a implementação de políticas públicas eficazes no enfrentamento do problema em Icapuí. De acordo com a gestora, houve um avanço significativo no campo da repressão, mas é preciso potencializar outras dimensões, como a prevenção, atenção e recuperação. A diretora falou ainda da importância do grupo Resolver- Ética e Cidadania, que tem assumido de forma destemida a luta contra o tráfico de drogas em Redonda.

  


     

Escola realiza final da OM


Sucesso. Essa é a palavra que melhor caracteriza a 4ª edição da Olimpíada de Matemática (OM) realizada na escola Horizonte da Cidadania. A OM é uma competição de tabuada que envolve alunos do 2º segmento da escola, desenvolvendo-se através de fases eliminatórias e classificatórias ao longo de um mês. No início da competição são selecionados dez alunos de cada turma do 6º ao 9º ano, que vão sendo eliminados sucessivamente até a grande final, que é realizada com cinco alunos finalistas.
    

A grande final desta edição ocorreu na tarde de ontem, sexta-feira, no espaço bibliotecário da escola. A turma onde estuda cada finalista foi liberada para participar da competição. Antes da decisão, a diretora agradeceu a presença de todos e parabenizou o grêmio pela iniciativa de ter promovido o evento este ano.   


Conduzida pelo professor Ulisses Venceslau, a grande final da competição teve a seguinte classificação: Luan Coelho, 1º colocado; Joctânia Alves, 2º colocado; Allan Sebastião, 3º colocado; Wítalo Manoel, 4º colocado; e Mateus Vítor, 5º colocado. Embora haja premiação somente para o primeiro, segundo e terceiro lugares, a escola prometeu realizar uma viagem com todos os alunos participantes da olimpíada. 
     
Abaixo, tem-se a foto dos três vencedores com o professor Ulisses. 


Alunos participam de palestra sobre drogas


Dentre as várias atividades da Campanha Municipal de Combate às Drogas (CMCD), uma delas foi a palestra realizada na escola Horizonte da Cidadania na última quinta-feira. Com  a participação das turmas do 8º e 9º anos, a palestra foi conduzida pelo conselheiro tutelar, Eldevan Nascimento, e pela psicóloga do CREAS, Clarice da Paz. Os palestrantes tornaram o momento participativo e interessante aos educandos, desenvolvendo a temática mediante interação com os participantes. 


Além da exibição de slides, os palestrantes utilizaram a estratégia de perguntas e respostas para passar as informações. A iniciativa de visitar as escolas enfatiza a dimensão preventiva da campanha, alertando os alunos para os danos, muitas vezes irreversíveis, causados pela dependência química. Ainda na palestra, os alunos desenvolveram sua criatividade, produzindo um desenho a partir dos conhecimentos adquiridos.   
  

A CMCD é realizada anualmente pelo Conselho Antidrogas do município de Icapuí. Além de palestra na escola, aconteceram outras atividades, inclusive uma audiência pública com a presença de várias autoridades.  

Independência do Brasil


A semana que antecede o dia 7 de setembro é sempre repleta de muitas atividades na escola Horizonte da Cidadania. Tradicionalmente, para incutir nos alunos o sentimento de pertença à pátria brasileira, os professores desenvolvem várias atividades pedagógicas em sala de aula, abordando o tema da Independência do Brasil. 

A ação não se esgota nas disciplinas de história e geografia, mas perpassa pelas demais áreas do conhecimento. De acordo com o coordenador pedagógico, Francisco Elias, a independência do Brasil é um assunto que precisa ser do conhecimento de todos os brasileiros, e a escola tem mais do que obrigação de trabalhar esse tema. "É inconcebível que um brasileiro, tendo acesso ao conhecimento, desconheça  o processo histórico que culminou na independência do seu pais", afirma.    



Além das atividades realizadas em sala de aula, a escola propicia, ao longo de uma semana, a reunião de todos os alunos no pátio, em cada turno, para o canto do Hino Nacional e do Hino da Independência. Para a diretora da escola, Maria Sileuda Silva, o momento é rico em significados e transmite o patriotismo entre os educandos.    

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Escola apresenta dança e desfile no FESTAL


Se um dos objetivos do FESTAL 2013 foi potencializar a interação entre escolas, alunos e professores não resta dúvida: o objetivo foi alcançado. As escolas, representadas por seus alunos, participaram de cada momento da melhor forma possível. A animação, a torcida, o incentivo, os aplausos... foram ingredientes que deixaram o evento ainda mais gostoso.  

Dentre as suas várias participações, a escola Horizonte da Cidadania marcou presença no FESTAL através da dança e do desfile. De um lado, a dança reuniu um grupo de 12 alunos que fez uma bonita apresentação. Do outro, o desfile levou ao palco os alunos Nivaldo e Viviam que, assim como os casais das demais escolas, mereceram o aplauso caloroso do público.       

O empenho de cada escola foi reconhecido pelo secretário de educação, Mauro Marciel, que no seu discurso parabenizou os alunos, professores e coordenadores pelo êxito do evento. A premiação não ocorreu na data prevista, mas a SEMEC garantiu entregar as medalhas às escolas até sexta-feira (06).

Para a entrega das medalhas a seus alunos, a escola Horizonte realizará um momento solene no sábado, aproveitando as atividades alusivas à independência do Brasil. Abaixo, seguem algumas fotos do desfile.