quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Escola goleia adversária no futsal sub-14

Configurados como uma das principais atrações do FESTAL 2013 promovido pela SEMEC, os jogos de futsal ocorridos na tarde de ontem, 28, reuniram alunos e professores de todas as escolas do município. As atividades desportivas foram realizadas na quadra de esportes da escola Raimunda Lacerda, das 13:00h às 16:30h. Várias equipes se confrontaram na disputa do sub-14 masculino e foram motivadas pelas suas respectivas torcidas. Houve também disputa entre equipes femininas. 

A equipe da escola Horizonte da Cidadania, que disputou com a escola Maria Edilce (Melancias), deu uma goleada de 7X1. A equipe voltaria a jogar ainda no mesmo dia, enfrentando a escola Joana Marques (Barreiras), mas o jogo foi adiado pra hoje, 29. A disputa da grande final do sub-14 será no sábado pela manhã entre a escola Carlota e a escola vencedora da disputa entre Redonda e Barreiras.
       

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Desfile e dança agitam a escola


A semana do estudante começou repleta de muita festa na escola Horizonte da Cidadania. Na tarde de ontem, segunda-feira, os alunos foram reunidos no pátio para assistirem à apresentação da dança e do desfile. A plateia foi animada pelo professor Ulisses Venceslau e aplaudiu calorosamente cada uma das apresentações.     


O evento começou com a apresentação de duas equipes de danças, sendo vitoriosa a equipe do aluno Leslie. A outra equipe de dança, que também fez uma belíssima atuação, foi coordenada pela aluna Artêmia. Com relação aos desfiles, um casal de alunos de cada turma do II segmento se apresentou em três momentos diferentes: primeiro com o uniforme da escola, depois com estilo de festa e por fim com roupas desportivas. A aluna Viviam, do 6º A, e o aluno Nivaldo, do 8º U, foram os dois alunos escolhidos para representar a escola no FESTAL.



  

sábado, 24 de agosto de 2013

Escola realiza concurso de leitura


O exercício contínuo e sistemático da leitura, com vistas à formação de leitores críticos e autônomos, constituí-se como elemento imprescindível a ser potencializado na escola. Ciente da sua responsabilidade, a escola Horizonte da Cidadania busca desenvolver o hábito de leitura de seus alunos através de diferentes atividades propostas em sala de aula, independente da série cursada pelo estudante. 


Por causa da realização do FESTAL 2013, marcada para a próxima semana, os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer contato com a leitura a partir de uma nova metodologia: ler em voz alta para um grupo de jurados que, observando diferentes aspectos, avaliava a leitura do aluno. A leitura de cada aluno foi comparada a de outros colegas, objetivando a seleção de três casais de estudantes para representar a escola no FESTAL. 


Após a avaliação dos jurados, foram selecionados os seguintes casais: Cauê e Iasmim, ambos do 3º B; Jeremias e Tainara, do 4º B e 5º A, respectivamente; Talita dos Santos e Helder Ferreira, do 9º U e 6º A, respectivamente. De acordo com os coordenadores pedagógicos da escola, Ednatan Ferreira e Francisco Elias, o exercício da leitura não é tarefa exclusiva do professor de Língua portuguesa. Para eles, a leitura permeia todas as áreas do conhecimento. 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comunidades Escolar e Local reclamam da situação do ginásio


A quadra de esportes de Redonda está sendo alvo de muitas críticas e preocupações por parte das comunidades escolar e local. Alunos, professores, pais, funcionários da escola e moradores da comunidade têm questionado bastante a atual situação em que ela se encontra, porque as suas condições vêm impossibilitando a realização de várias atividades escolares e comunitárias.

Para conduzir diariamente suas aulas de educação física, por exemplo, o professor é obrigado a procurar um espaço inidôneo, já que a quentura do sol o impede de realizar a aula na quadra. Os eventos promovidos pela escola e os torneios desportivos da comunidade são também exemplos de atividades que eram realizadas na quadra e que estão comprometidas.   


Com a sua péssima infraestrutura cristalizada há mais de três anos, a quadra foi motivo de luta do Conselho Escolar em vários momentos. Várias vezes a entidade levou o problema à Câmara Municipal dos Vereadores, à SEMEC e ao poder executivo, chegando até a entregar um abaixoassinado com mais de 400 assinaturas. Até agora, porém, a luta continua sem sucesso.  
   

A verdade é que a quadra urge revitalização e todos esperam que isso seja feito o quanto antes, para que a comunidade usufrua deste patrimônio tão importante e tão necessário para os "redondeiros".  

Alunos participam da final do interclasse da Cidadania


As atividades desportivas tiveram destaque especial na escola Horizonte da Cidadania durante essa semana. Em preparação ao FESTAL 2013, que será realizado na próxima semana, a escola promoveu o interclasse envolvendo alunos das diferentes turmas do II segmento. Depois da competição entre várias equipes, a grande final aconteceu na tarde de ontem, 21, contando com a participação de duas torcidas bastante animadas. 


A decisão foi entre as turmas do 9º e 8º anos. Todos os alunos foram liberados a partir das 16:00h para assistir à partida. A turma do 8º ano começou marcando, mas acabou  perdendo de virada por 5X2. A turma do 9º ano, como venceu o interclasse, representará a escola em uma das modalidades desportivas do FESTAL.       

 

O FESTAL é realizado anualmente e busca fortalecer o protagonismo juvenil e a interatividade entre educadores e educandos. Ele envolve a participação de todas as escolas do município.  

sábado, 17 de agosto de 2013

Escola sediará prova do ENEM 2013


Decorridos 11 anos da sua inauguração, a escola Horizonte da Cidadania sediará, pela primeira vez, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM). A notícia foi dada pela diretora da escola no planejamento coletivo ocorrido na última sexta-feira. As provas do ENEM serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Os candidatos que pretendem ser fiscais nos dias da prova podem fazer o seu cadastro no site da CESGRANRIO a partir da próxima segunda-feira.   

Escola promove reunião de pais


A escola promoveu na tarde desta sexta-feira, 16, a primeira reunião de pais ocorrida neste segundo semestre. O objetivo maior do encontro foi proporcionar aos pais o diálogo com os professores a respeito do desempenho do seu filho, conhecendo avanços e dificuldades no processo de aprendizagem e culminando com a assinatura de boletins. 

Entretanto, a diretora aproveitou o momento para reiterar algumas orientações da escola sobre merenda escolar, atraso recorrente de alguns alunos que chegam após o toque do sino, reforço e fardamento. De acordo com a gestora, 100% dos alunos já adquiriram a sua farda, mas alguns ainda vêm pra escola com outras vestimentas dando justificativas inconsistentes. Com relação ao reforço, ela falou sobre a falta de muitos alunos e pediu aos respectivos pais que garantissem a assiduidade do filho. 

A diretora também falou sobre as aulas de educação física, cuja frequência está sendo objeto de reclamação por parte dos professores da disciplina. "A disciplina de educação física faz parte do currículo e a presença nas aulas é obrigatória. É apenas uma vez por semana. A não participação dos alunos acarretará em reprovação", afirmou a gestora. Os pais foram informados mais uma vez sobre o dia e horário das aulas. 

No final das orientações, antes da assinatura de boletins, o professor Ulisses Venceslau divulgou o endereço eletrônico do blog e motivou os pais a acessarem e acompanharem as ações da escola.


         

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Escola realiza o seu primeiro planejamento coletivo do segundo semestre


O planejamento coletivo, realizado mensalmente na escola Horizonte da Cidadania, é um momento especial não só para a troca de experiências pedagógicas entre os educadores, mas também um momento importante para a tomada de decisões coletivas. Ocorrido nesta sexta-feira (16/08), o primeiro planejamento deste segundo semestre reuniu a equipe gestora e todos os professores da escola.

No primeiro momento foi avaliado o evento promovido no último sábado em comemoração ao dia dos pais. Em seguida, a diretora apresentou vários informes aos professores. Com relação aos projetos em execução na escola, foi definida e marcada para o próximo dia 30 a data para a culminância do projeto Povos do Mar. O projeto Agrinho, por sua vez, cuja execução ocorrerá até o final do mês de setembro, teve suas atividades encaminhadas pelos coordenadores pedagógicos. 

Antes da troca de experiências entre os professores, a diretora fez a prestação de contas do São João. Ela apresentou as despesas, os valores arrecadados e o lucro obtido. Consensualmente, decidiu-se que 50% do lucro seria destinado às necessidades da escola e o restante, a um momento de confraternização entre os professores a ser realizado no final deste ano. Por fim, os professores foram divididos por área para o planejamento.  


     

Hoje tem reunião de pais

A escola Horizonte da Cidadania convida todos os pais a participarem de uma reunião que acontecerá nesta sexta-feira, 16, a partir das 14:00h. Além da assinatura de boletins, o momento é tempestivo para o diálogo entre pais e professores acerca do desempenho escolar dos discentes. 

A escola aproveita o ensejo para reafirmar que a assinatura de boletim só pode ser efetuada pelo pai ou pela mãe do aluno, exceto em casos específicos a serem devidamente justificados.      

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nota de pesar pelo falecimento da Senhora Marina


A equipe docente da escola Horizonte da Cidadania manifesta suas condolências às professoras Edvânia Feliciano e Maria do Socorro, que perderam sua avó materna na madrugada desta quarta-feira. A escola funcionou normalmente no período da manhã, mas o horário da tarde será reduzido em duas horas, para que alunos, professores e funcionários participem do enterro. Vários alunos da escola são bisnetos da falecida.

  ESCLARECIMENTO:
            
Conforme o regimento da escola, o expediente só será integralmente paralisado, por motivo de morte, quando o falecimento for de um aluno ou funcionário.

domingo, 11 de agosto de 2013

Escola celebra dia dos pais


Uma noite de muita alegria. Foi assim a festa realizada pela escola na noite de ontem, sábado (10/08), em comemoração ao dia dos pais. Dezenas de pais estiveram presentes e participaram das atrações do evento, inclusive das brincadeiras, que proporcionaram muito entretenimento. 

A diretora da escola abriu o evento falando da importante missão do pai no processo de educação das crianças. Ela destacou a necessária parceria entre escola e família e falou da convergência de objetivos entre ambas. Por fim, manifestou seus parabéns desejando um bom evento e um feliz dia dos pais. 


Em seguida, os pais ouviram a mensagem de um texto que foi declamado pela professora Germana e assistiram à exibição de quatro depoimentos de alunos. O momento que mais agitou a plateia, porém, ocorreu durante a realização de quatro brincadeiras, que foram coordenadas pelas professoras Sandra, Socorro e Analine. Muitas gargalhadas ecoaram no pátio da escola tornando o momento hilário e divertido. O vencedor de cada brincadeira ganhou uma caixa de bombom.  

Na fase final do evento, além do canto dos parabéns, houve o sorteio de vários presentes e a distribuição do lanche.        


                                                      FELIZ DIA DOS  PAIS!


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escola prepara festa comemorativa para os pais


Neste sábado, 10, véspera do dia dos pais, a escola Horizonte da Cidadania promoverá um evento para homenagear o dia dos pais. O evento começará às 18:00h e várias atividades serão realizadas para destacar a data comemorativa.  Brincadeiras, depoimento dos alunos, apresentação de danças, lanche e sorteio de presentes são algumas das atrações da noite.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reunião discute o reforço escolar


Com vistas à evolução da aprendizagem dos estudantes que apresentam baixo rendimento nas aulas de Língua Portuguesa, a escola Horizonte da Cidadania procura motivar alguns alunos a participarem das aulas de reforço, que estão sendo ministradas pelas professoras Raquel Crispim e Marileide Bezerra. Embora muitos alunos tenham sido indicados para participar do reforço e sejam devidamente informados do horário e local das aulas, a infrequência é a principal preocupação da escola.    

Na tentativa de minimizar o problema, a escola promoveu uma reunião nesta quinta-feira, 08, a qual contou com a presença da diretora, professores, coordenadores pedagógicos e pais dos alunos. O horário e local das aulas foram reiterados para os pais, que se comprometeram em garantir a participação e o acompanhamento dos filhos. Alguns pais não participaram da reunião.   


      

Matrículas para as aulas do Projovem Urbano acontecem em todas as escolas do município


O início das matrículas para as aulas do Projovem Urbano começou em todo território do município de Icapuí. O principal espaço a ser procurado pelos interessados é a secretaria da escola mais próxima de sua residência. Apenas as escolas de Melancias e Ibicuitaba ainda não receberam o formulário, mas o mesmo chegará a essas unidades de ensino, no máximo, até a próxima sexta-feira.

Os candidatos poderão preencher o formulário de segunda a sexta até o dia 30 deste mês, nos horários de funcionamento da escola.  Estão aptos a se matricularem os jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, mas que saibam ler e escrever. Caso o número de inscritos exceda o total de vagas disponíveis ( 200 vagas), os candidatos que primeiro se inscreverem terão prioridade. Os documentos necessários ao preenchimento do formulário são o CPF, identidade, histórico escolar e comprovante de residência.


O início das aulas está previsto para o dia 02 de setembro e os alunos ganharão uma bolsa mensal de R$ 100,00. As aulas serão à noite na escola Mizinha, de acordo com o horário de funcionamento da própria escola. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Equipe da SEMEC visita escola

Nesta terça-feira (06/08), durante o dia todo, a escola Horizonte da Cidadania recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que esteve na unidade de ensino para apresentar os resultados da escola. Quase toda a equipe docente participou do encontro, acompanhando a exposição dos dados. 

O encontro iniciou-se com um momento de descontração conduzido pela educadora Betty e teve continuidade com a apresentação dos resultados de cada turma, tendo maior destaque as turmas das séries iniciais. À medida que os resultados eram apresentados, professores e demais funcionários discutiam as causas e as possíveis ações para a consecução de melhorias.  

O Secretário de educação, Mauro Marciel, compareceu ao encontro apenas para justificar o exacerbado atraso do pagamento do salário dos prestadores de serviço, que ainda não receberam o mês de junho e o mês de dezembro. Após dar as explicações, o secretário ausentou-se do encontro e não participou do momento ocorrido no período da tarde. 

Uma das atividades realizadas à tarde foi o registro das dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem e a definição de ações exequíveis para a superação das mesmas. A visita foi concluída com uma mensagem motivacional aos professores.      

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Conjunto dos Números Racionais


Com a utilização de recursos tecnológicos disponíveis na escola, o professor Ulisses Venceslau introduziu o estudo do Conjunto dos Números Racionais na turma do 7º ano. A aula aconteceu nesta segunda-feira, 05, e o professor a iniciou com uma revisão dos conjuntos dos números naturais e dos números inteiros. Após a revisão, o docente exibiu uma vídeo-aula sobre a necessidade da ampliação dos números inteiros, enfocando os números racionais.

Para a melhor compreensão do conteúdo, o professor utilizou situações do dia a dia em que os números decimais e os números fracionários são evidenciados. Um bolo foi utilizado para aprofundar o estudo das frações, culminando num momento de confraternização entre os alunos. Nas aulas seguintes o professor utilizará diferentes figuras para abordar o estudo das frações equivalentes e das frações irredutíveis.        

sábado, 3 de agosto de 2013

Alunos participam de atividades da IV CIJMA


Nesta sexta-feira, 02, os alunos das diferentes turmas do II segmento da escola participaram das atividades referentes à IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CIJMA). Coordenadas por uma equipe chefiada pelo educador Wellington Carlos, as atividades ocorreram dentro da sala de aula com culminância no pátio da escola. 

A primeira atividade motivou os alunos a elencarem vários sonhos necessários a uma escola sustentável, identificando as pedras ( dificuldades) a serem superadas. O momento foi interativo e contou com o engajamento dos professores. Durante a atividade foram considerados quatro temas: AR, ÁGUA, FOGO e TERRA.
      

Após a conclusão desta atividade, que foi realizada dentro da sala, os alunos foram conduzidos ao pátio, onde aconteceu a socialização. Cada turma apresentou quatro sonhos e duas pedras para cada tema proposto. No final do encontro foi definido apenas um grande sonho para a escola, a partir do qual será elaborado um projeto.  

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Começam as inscrições para as aulas do Projovem Urbano

 Jovens que não concluíram o Ensino Fundamental e têm de 18 a 29 anos já podem se inscrever para as aulas do Projovem Urbano. Para os interessados que moram nas comunidades de Picos, Peroba, Redonda, Ponta Grossa, Retiro Grande, Belém e Incra, as inscrições estão acontecendo na secretaria da escola Horizonte da Cidadania, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 deste mês, sempre de 7:00 às 11:00h ou de 13:00 às 17:00h. Para a efetuação da inscrição é necessário levar RG e CPF. 

O início das aulas está previsto para o próximo dia 02 de setembro. As aulas serão ministradas à noite, na escola Mizinha, conforme horário de funcionamento da escola. Os alunos participantes ganharão uma bolsa mensal de R$ 100,00. 

Qualquer dúvida basta contactar o professor Ulisses Venceslau - Fone: (88) 92431524.