quarta-feira, 29 de junho de 2011

E.E.F Horizonte da Cidadania promoverá reunião com os pais

Na próxima quinta-feira (29/06/11), a partir das 9:00h, a E.E.F Horizonte da Cidadania irá realizar mais uma reunião com os pais. Na ocasião, os professores irão conversar com os pais dos alunos, relatando o desempenho e as dificuldades de aprendizagem já identificadas neste primeiro trimestre de aula. Além da troca de informações entre pai e professor, serão apresentadas as notas obtidas pelo aluno no primeiro bimestre. Outras questões consideradas relevantes para o conhecimento dos pais serão discutidas no início da reunião, quando a diretora fizer as suas considerações iniciais.

Mesmo com a realização dessa reunião, os alunos irão assistir aula até as 9:00h. O horário das aulas serão reduzidos proporcionalmente, de modo a garantir o equilíbrio no processo ensino-aprendizagem.    

terça-feira, 21 de junho de 2011

Professores da E.E.F Horizonte da Cidadania constroem e executam projetos didáticos


Os professores da E.E.F Horizonte da Cidadania já começaram a preparar os materiais necessários para a apresentação dos seus respectivos projetos didáticos. Todos os docentes da escola irão explanar os resultados obtidos nas pesquisas que realizaram ao longo de quase três meses. Os projetos estão sendo desenvolvidos com as turmas do 1º ao 9º ano, garantindo a participação efetiva dos alunos.

As apresentações ocorrerão no dia 01/07, a partir das 14:00h, no pátio da escola. Tanto a comunidade escolar como a comunidade local serão convidadas e motivadas a participar desse evento, que com certeza proporcionará aprendizagens significativas aos participantes. Todos os projetos estão abordando temáticas relacionadas à pesca, independente da disciplina que o professor leciona. A ideia é que o docente construa propostas de trabalho que valorize a realidade cotidiana do alunado, fazendo a interface com os conteúdos curriculares. 

A construção e execução dos projetos deu-se mediante a Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar, que foi idealizada pela professora Mari Cecília e discutida coletivamente com os professores da escola. Outros projetos serão construídos durante o ano letivo, abordando outras temáticas.    

quinta-feira, 16 de junho de 2011

E.E.F Horizonte da Cidadania realiza o planejamento coletivo pela segunda vez neste ano

Nesta quarta-feira, na E.E.F Horizonte da Cidadania, realizou-se, pela segunda vez neste ano, o planejamento coletivo. Conforme estabelecido no Projeto Político Pedagógico da instituição, os professores se reunirão mensalmente para a realização desse planejamento, cujo objetivo é a troca de experiências que foram produtivas e exitosas no processo de aprendizagem.

Um dos momentos garantidos em cada edição do planejamento coletivo é a socialização do estudo, o qual é feito a partir de um texto previamente definido pela coordenação pedagógica da escola. Ontem, os professores se debruçaram sobre o tema Bulling, gerando um rica discussão entre os docentes.

Ao comentar sobre o referido tema, o professor Ulisses Venceslau assim se expressou: "É comum vermos situações que caracterizam o bulling em nossa escola. Constantemente, em sala de aula, presenciamos apelidos negativos que os alunos atribuem aos seus colegas. Depois da leitura do texto, cada um de nós professores somos motivados e conscientizados a combater todo tipo de situação que possa obstruir a inteligência dos nossos alunos". Outros professores também reforçaram o combate a estas agressões em sala de aula.

Outro momento de muita importância ocorrido no encontro de ontem foi a definição da nova data para a culminância do projeto Educação e Vida, uma ideia construída a partir da Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar. Cada professor apresentou sucintamente o esboço do seu projeto, revelando quão significativo será este trabalho para a aprendizagem dos alunos. No primeiro dia de julho, data da culminância, a partir das 14:00h, os professores irão apresentar seus projetos tanto para a comunidade escolar como para a comunidade local.

Foi também definido na noite de ontem a realização do São João promovido pela escola. Além do planejamento do evento, cada professor recebeu sua tarefa para garantir um evento organizado e atrativo. Depois desse momento, os professores se reuniram conforme a disciplina que lecionam para compartilhar ideias e experiências vividas durante estes primeiros meses de aula.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Provinha Brasil é aplicada nas turmas do 2º Ano da E.E.F Horizonte da Cidadania

Nesta terça-feira (07/06), a Provinha Brasil foi aplicada nas turmas do 2º Ano da E.E.F Horizonte da Cidadania. Para evitar o barulho dos alunos provocado no momento do intervalo, o horário de cada aula foi reduzido em 10 minutos. Por isso, nos turnos manhã e tarde, as aulas foram finalizadas, respectivamente, as 10:00 e 16:00h.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Professores da E.E.F Horizonte da Cidadania fazem curso de especialização

Na perspectiva de buscar sempre mais o aperfeiçoamento em suas práticas docentes, um grupo de 6 professores da E.E.F Horizonte da Cidadania começou a fazer o curso de Coordenação Pedagógica, o qual possui nível de especialização. A maior parte do curso será feita mediante o auxílio da internet, uma vez que a capacitação tem caráter semipresencial, exigindo a presença do aluno apenas uma vez por mês.

Boa parte dos professores que participam do curso já é especialista, mas deseja continuar aprimorando seus conhecimentos na área da educação. A participação no curso já motivou os professores a comprar seus respectivos computadores e aprofundar seus conhecimentos sobre o manuseio e uso de alguns recursos tecnológicos. 

Com uma boa experiência na área do magistério, os referidos professores esperam que o curso proporcione aprendizagens significativas e contribua consideravelmente na sua formação de educador. A seguir, enumeramos o nome de cada um.

1- Francisco Elias Da Silva  (professor do EJA)
2- Paulo Sérgio Braga    (professor de história e geografia)
3- Vicente de Paula da Costa  (professor polivalente)
4- Maria Sileuda Silva  (coordenadora pedagógica)
5- Edvânia Feliciano da Silva  (professora de língua portuguesa)
6- Maria do Socorro Feliciano (coordenadora do centro de ducação infatil Maria Teresa de Jesus)

A E.E.F Horizonte da Cidadania possui ainda um grupo de professores que está concluindo a sua graduação em áreas específicas.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aulas na E.E.F Horizonte da Cidadania voltam a funcionar normalmente

Após adesão integral ao movimento de greve proposto pelo Sindicanto dos Servidores Públicos de Icapuí, a E.E.F Horizonte da Cidadania volta a funcionar normalmente na tarde desta quarta-feira ( 01/06/11). Desde a última quinta-feira, as aulas na instituição foram paralisadas devido à manifestação dos professores que, insatisfeitos com o seu salário, empreenderam uma luta coletiva para fazer valer os seus direitos.  

Conforme acordo entre o Sindicato e a Secretaria de Educação, os professores efetivos passarão a  ter a implementação do PISO salarial com retroativo a partir de janeiro, sendo que os prestadores de serviço o receberão a partir de março. Além disso, será implementado, a partir de janeiro do próximo ano, a aplicação de um terço da carga horária do professor para o planejamento. 

Embora os professores ainda não estejam completamente satisfeitos, eles reconhecem que tiveram uma conquista significativa com esse movimento. Eles também parabenizam o Sindicato pela coragem e por cumprir filmente a sua nobre missão.