quinta-feira, 28 de abril de 2011

Redação Premida





Escola de Ensino Fundamental Horizonte da Cidadani
      “De mãos dadas construindo um horizonte de felicidade.”

A vida no Planeta
                                Norma Navegantes da Silva
                                                                  9º. Ano A

A vida no Planeta - hoje o mundo se volta para esse assunto, também tema da Campanha da Fraternidade, pois hoje a natureza sofre com a falta de respeito e educação do homem. Deus criou o mundo em perfeito estado e harmonia entre fauna, flora e humanidade, mas a humanidade fugiu do seu papel e, em vez de preservar, destrói; por isso, umas tantas desgraças acontecem pelo mundo.
Temos alguns exemplos recentes: no começo deste ano já tivemos pelo menos três tragédias muito relevantes, entre elas a maior catástrofe climática da história de nosso país – a chuva na região serrana do Estado do Rio de Janeiro causou mais de 500 mortes. Também a chuva na Austrália provocou muitas mortes, a exemplo do Rio. E agora, por último, uma tragédia gigantesca no Japão. Terremoto, por lá, é normal, mas o de 8,9 na escala Richter abalou praticamente todo o Japão e, consequentemente, trouxe um tsunami de 10m de altura que causou mais destruição do que o próprio terremoto. Ao todo, com esses dois momentos de “revolta” da natureza, o Japão teve milhares de morte.
Todas as tragédias que ocorrem são consequência do desequilíbrio ambiental e o aquecimento global. Com o aumento da tecnologia no mundo, também temos a poluição. Tudo que faz mal à natureza pode ser considerado poluição e podemos dizer que essa poluição traz mais malefícios para o mundo do que a tecnologia benefícios, tanto que o país da mais alta tecnologia mundial sofreu e, ainda está sofrendo, com o desastre trazido com o desequilíbrio ambiental. Tantas tecnologias, no Japão não seguraram a fúria da natureza.
Estamos no século XXI, um século de inovação e tecnologia, mas esse século também pode ser da preservação, porque, mais do que nunca, a natureza precisa da nossa ajuda e nossa maior ajuda é não destruir e com esse ato estaremos ajudando a nós mesmos, pois se não nos importarmos com a vida do nosso planeta vamos nos voltar contra nossa vida, pois nós somos natureza e, ela em fúria, a humanidade é a mais afetada.
Eu creio que tudo o que aconteceu nos últimos meses irá servir para a melhoria da raça humana, porque tudo o que acontece, um dia poderá acontecer conosco. Com consciência e muita força de vontade conseguiremos juntos preservar a vida no Planeta.

terça-feira, 26 de abril de 2011

DIA DO PLANETA TERRA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 NA EEF HORIZONTE DA CIDADANIA DE REDONDA

22 de Abril


Participação atenciosa das crianças

Cooedenação do núcleo gestor

A fala das professoras

Teatro Flor do Sol



Participação das mães

Apresentação de cartazes
Para as crianças de Redonda a praia é o Planeta.

E futebol não pode faltar!

Na praia de Redonda o mar é de menino...

Os meninos são os peixes...

Pular corda, como é bom!

Corroda de saco: cada tombo!

Inventar brincadeiras também vale!


Roda, roda, roda...

Que bom que tem prêmios!

Parabéns aos educadores!





Desde 2009 a Escola Horizonte da Cidadania comemora junto com a comunidade o “Dia do Planeta Terra”, problematizando as temáticas do contexto local com seus alunos, principalmente: lixo e a saúde das pessoas e do planeta; preservação dos recursos que utiliza – o mar e a mata nativa; a posse do território em que vive para a manutenção das tradições e da qualidade de vida dos moradores de Redonda.
Este ano, com a importante chamada da Campanha da Fraternidade: A Terra geme em dores de parto – Fraternidade e Vida no Planeta propiciaram momentos de estudos e discussões durante o mês de abril, culminando com diversas atividades no dia 20 de Abril, divididos em dois momentos: o primeiro, pela manhã, na escola com apresentação dos resultados dos estudos realizados e, de tarde, na praia com uma homenagem ao maior espaço de sustentação da vida da comunidade – a praia, com atividades culminando com um delicioso abraço ao mar.
Passamos a mostrar, a seguir, cenas desse dia, sempre marcante para toda a comunidade educativa de Redonda.